Clique nas imagens para ampliar
O tratamento térmico têmpera pode ser realizado em materiais de aço com a finalidade de endurecê-los e dar-lhes propriedades mecânicas. O diferencial deste tratamento térmico é o fato de que o aquecimento e o resfriamento devem ser etapas rápidas para submeter as peças de aço a um clima diferente bruscamente. Quando ocorre o aquecimento e patamar de temperatura, o resultado final consiste na organização dos cristais do metal ou aço no que se chama austenitização. Quando o metal é submetido ao resfriamento brusco sua estrutura se organiza na estrutura chamada martensita. O tratamento térmico têmpera oferece diversas vantagens para o segmento industrial e sempre deve ser realizado em fornos qualificados e adequados, pois as temperaturas trabalhadas são extremas. Quando o objetivo é dispor os cristais do aço de forma que possam obter a dureza desejada, o tratamento térmico têmpera atua no aquecimento superior à zona crítica do aço, que geralmente é acima de 727°C. Logo após essa fase, as peças de aço são submetidas a fases específicas que variam de acordo com as necessidades dos clientes. O tratamento térmico têmpera varia de peça para peça, pois o estado de têmpera varia conforme a composição quimica de determinados aços. Para obter a dureza do aço no tratamento térmico têmpera, o tempo de exposição da peça na temperatura de austenitização deve ser maior, geralmente as peças são colocadas em fornos que podem elétricos ou a gás. O processo de austenitização pode ser feito em toda a peça ou apenas em parte dela (tempera superficial por indução), tornando o tratamento térmico têmpera versátil para se adequar às necessidades do mercado.
TRATAMENTO TÉRMICO TÊMPERA – INFORMAÇÕES
Quando o objetivo é dispor os cristais do aço de forma que possam obter a dureza desejada, o tratamento térmico têmpera atua no aquecimento superior à zona crítica do aço, que geralmente é de 727°C. Logo após essa fase, as peças de aço são submetidas a fases específicas que variam de acordo com as necessidades dos clientes.
O tratamento térmico têmpera varia de peça para peça, pois o estado de têmpera varia conforme a composição de determinados aços. Para obter a dureza do aço no tratamento térmico têmpera, o tempo de exposição da peça na temperatura de austenitização deve ser maior, geralmente as peças são colocadas em fornos que podem ser de chamas ou de indução elétrica. O processo de austenitização pode ser feito em toda a peça ou apenas em parte dela, tornando o tratamento térmico têmpera versátil para se adequar às necessidades do mercado.
O resfriamento é a segunda parte do tratamento térmico têmpera e, vale lembrar, é um resfriamento brusco em óleos, água ou ar. Deve ser brusco pois assim pode-se evitar que o aço perca as formas e características obtidas na etapa de aquecimento. Após esta etapa, as peças podem ser submetidas ao revenimento e o tratamento térmico têmpera está finalizado.
MAXITRATE – TRATAMENTO TÉRMICO TÊMPERA DE QUALIDADE
A Maxitrate atua em todo o Brasil há vários anos e, conhecendo o mercado, oferece inovações e métodos técnicos em tratamentos térmicos de qualidade. Visando a competitividade em conjunto com a preservação do meio ambiente e a segurança de seus clientes, a Maxitrate tem em todas as suas unidades laboratórios certificados com o ISO 9001:2008. Para obter tratamentos térmicos com a empresa de referência nacional, basta entrar em contato com a Maxitrate e obter as informações sobre preços e formas de pagamento.
Para saber mais sobre Tratamento térmico têmpera
Ligue para (11) 2065-1666 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!