Clique nas imagens para ampliar
O tratamento térmico solubilização é comumente aplicado aos metais que necessitam mudar ou fortalecer alguma de suas características para alcançar os resultados esperados, seja a ductibilidade, resistência mecânica, tenacidade, resistência ao desgaste, diminuição das tensões, aumento da dureza etc.
O tratamento térmico solubilização é associado a outro tipo de tratamento, que é o endurecimento por precipitação, conhecido também como endurecimento por envelhecimento.
ENDURECIMENTO COM TRATAMENTO TÉRMICO SOLUBILIZAÇÃO
O tratamento térmico solubilização ocorre quando há aumento de temperatura e os átomos são dissolvidos, formando uma solução homogênea.
O endurecimento do metal é realizado para potencializar algumas das características que o material apresenta que são o aumento da resistência mecânica e da resistência ao desgaste. Entretanto, este endurecimento é diretamente relacionado à quantidade de carbono presente no metal.
O endurecimento por precipitação ou envelhecimento acontece quando se aumenta a temperatura até que haja a dissolução dos precipitados – aqui ocorre a etapa do tratamento térmico solubilização – e, em seguida, de acordo com o envelhecimento apropriado, há o resfriamento do metal.
Muito embora o envelhecimento com tratamento térmico solubilização aumente as resistências mecânica e ao desgaste do metal, ele diminui a resistência ao impacto e a ductilidade do material.
Cada tipo de metal possui a sua condição máxima de dureza, por isso, ao definir o tratamento térmico aplicado, é necessário descrever no projeto qual é a matéria-prima que será submetida ao tratamento.
OUTROS TIPOS DE TRATAMENTOS TÉRMICOS APLICADOS AOS METAIS
Além do tratamento térmico solubilização para endurecimento existem outros tantos tratamentos que podem ser aplicados, de acordo com a o que se pretende obter como resultado. Alguns dos tratamentos conhecidos são: alívio de tensões com atmosfera controlada, normalização, recozimento, carbonitretação (gasosa), cementação (gasosa), têmpera e revenimento, ferritização, coalescimento, beneficiamento de ferramentas, recozimento isotérmico, perlitilização e têmpera por indução.
Cada qual apresenta uma vantagem ao metal, por isso, ao desenvolver o projeto, é necessário que o cenário seja bastante claro, para ser possível identificar o melhor tratamento. Neste momento, contar com uma empresa experiente em processos de tratamento térmico faz toda a diferença.
Com unidades em São Paulo e Araraquara, a Maxitrate tem uma equipe capacitada e com condições técnicas de prestar o melhor atendimento para o projeto.
A Maxitrate oferece ao mercado nacional os melhores serviços em tratamento térmico. Com certificação ISO 9001, fornos qualificados conforme API 6A e processos controlados conforme previsto no CQI.09 e mais de duas décadas de significativa atuação nos segmentos automotivo, óleo e gás, sucroalcooleiro e de equipamentos, a Maxitrate é referência em metalurgia e a parceira ideal para prestação de serviço de tratamento térmico em metais.
Para saber mais sobre Tratamento térmico solubilização
Ligue para (11) 2065-1666 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!