Clique nas imagens para ampliar
O tratamento têmpera é um procedimento térmico imensamente empregado na indústria para obtenção do aumento de dureza na estrutura dos metais. O procedimento térmico de tempera aumenta excessivamente a tenacidade dos materiais.
A DIMENSÃO DO TRATAMENTO TÊMPERA NOS SEGMENTOS INDUSTRIAIS
O tratamento têmpera é, sem dúvida, o tratamento térmico de mais larga utilização dentro da indústria mecânica. Peças como engrenagens, molas, comandos de válvulas, virabrequins, carros de transporte de ferramentas em máquinas como tornos automáticos, suportes de ferramentas, componentes de dispositivos e equipamentos utilizados no segmento mecânico, automobilístico e outros segmentos.
O tratamento têmpera realiza o endurecimento dos metais, conferindo aumento de resistência mecânica e resistência ao desgaste. Por resistência mecânica, entende-se resistência a cargas de curta duração em temperatura ambiente, resistência à fadiga, que se define como resistência a cargas cíclicas ou flutuantes no decorrer do tempo. E resistência à fluência, que é a resistência a cargas em temperaturas capazes de produzir alteração progressiva das dimensões, no tempo de aplicação de carga. O procedimento é aplicado aos aços com porcentagem de carbono mínimo de 0,4% de carbono e geralmente é acompanhado seguidamente do processo de revenimento.
O tratamento têmpera atinge a parte superficial da peça desde que a mesma possua carbono suficiente. Para que a têmpera atinja camadas mais profundas, deverá haver uma quantidade determinada de elementos de liga na composição do aço. Basicamente o tratamento têmpera é o processo de aquecimento do aço até que o mesmo atinja a zona crítica, ou seja, a austenização. Depois de permanecer um determinado tempo na zona crítica, segue-se para o resfriamento, que deverá ser feito bruscamente, em ar, água ou óleo, dependendo do tipo de material que será submetido ao processo.
Com certificação ISO 9001: 2008 como uma fornecedora qualificada da indústria do petróleo pela ONIP (Organização Nacional do Petróleo) e com capacidade técnica de atendimento às normas API 6A e CQI. 09, a Maxitrate, excelência em tratamento têmpera, tratamentos térmicos e controle possui em sua estrutura um laboratório de análises que efetua ensaios mecânicos e metalográficos, realizando relatórios completos. Realiza processos como cementação (gasosa), ferritização, jateamento, normalização, envelhecimento, coalescimento com ou sem atmosfera controlada, perlitização, beneficiamento de ferramentas, tratamento têmpera, recozimento, revenimento, têmpera por indução, solubilização e carbonitretação (gasosa). Possui como público alvo empresas do segmento de metalurgia, indústrias de máquinas, equipamentos mecânicos, indústrias do setor do petróleo dentre outras.
Para saber mais sobre Tratamento têmpera
Ligue para (11) 2065-1666 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!