Clique nas imagens para ampliar
O tratamento térmico realizado em metais é utilizado para alterar as suas propriedades físicas e mecânicas do material. Este tratamento é feito expondo os metais a temperaturas extremas – quente x frio – e o objetivo é obter um material mais resistente, mais dúctil, mais tenaz, com maior dureza superficial, entre outras características. Os motivos para realizar um tratamento térmico são diversos. O Tratamento em forno contínuo, por exemplo, é uma das formas de trabalhar com este aquecimento e esfriamento do metal a fim de obter as características desejadas.
FUNCIONAMENTO DO TRATAMENTO EM FORNO CONTÍNUO
O Tratamento em forno contínuo acontece da seguinte forma: o metal é colocado em uma esteira que fará o seu transporte por um forno, com temperatura e velocidade controladas. Ao final, o metal será resfriado ao ser banhado por um líquido em temperatura bem inferior a utilizada no forno. A este procedimento damos o nome de têmpera. Simplificadamente, o Tratamento em forno contínuofunciona nestas etapas. Após o metal passar pela têmpera, ele poderá sofrer outros tipos de tratamento para obtenção dos resultados desejados.
O Tratamento em forno contínuo é muito procurado para realizar serviços em aço. O aço responde bem ao aquecimento e pode ter sua mecânica alterada para ficar mais dúctil, suportando tensões maiores ou mais rijas, se essa for a necessidade apresentada em projeto.
TIPOS DE TRATAMENTOS TÉRMICOS EXECUTADOS EM METAIS
Os metais que passam pelo processo de tratamento térmico têm como objetivo se tornarem mais tenazes (amolecimento) ou mais resistentes (endurecimento) ou para sofrerem alteração em suas propriedades. Os tipos de tratamento que podem ser aplicados são:
- Alívio de tensões, recozimento, normalização e coalescimento;
- Têmpera e revenimento, martêmpera e austêmpera;
- Cementação e carbonitretação;
- Solubilização e envelhecimento;
- Têmpera por indução ou chama;
- Aquecimento localizado (alívio de tensões, pré-aquecimento para solda) na planta ou em campo;
- Jateamento.
EMPRESA DE TRATAMENTOS EM FORNO CONTÍNUO
Existem diversas empresas que realizam Tratamento em forno contínuo, mas a pioneira em garantia de reprodutibilidade e rastreabilidade trata-se da Maxitrate.
A empresa, certificada ISO 9001:2008, é prestadora de serviço em tratamentos térmicos, com duas unidades localizadas em São Paulo e em Araraquara, que utilizam tecnologia de ponta para executar todos os processos. Com atendimento em todo o Brasil, a Maxitrate atua em segmentos como automotivo, óleo e gás, sucroalcooleiro e de equipamentos. Seus fornos atendem à norma API 6A e os processos são controlados conforme previsto no CQI.09.
Para saber mais sobre Tratamento em forno contínuo