Clique nas imagens para ampliar
O recozimento subcrítico é um tratamento térmico que visa aquecer determinado metal a uma temperatura elevada por um período e, em seguida, resfriá-lo lentamente. A intenção desse processo é aliviar as tensões das peças, a fim de deixar o material mais tenaz, mole e dúctil, produzindo assim uma estrutura específica.
Ademais, vale destacar que todo o recozimento subcrítico deve ser feito em fornos que foram construídos respeitando as normas nacionais e internacionais de bom funcionamento e de segurança, tanto do ambiente onde o procedimento é realizado como dos funcionários do local.
OUTROS DETALHES SOBRE RECOZIMENTO SUBCRÍTICO
Durante o processo de recozimento subcrítico, a temperatura dos fornos deve ser aumentada para garantir a eficácia do serviço, já que o tamanho e as formas geométricas das peças trabalhadas têm relação com a magnitude apresentada por elas. Com isso, tal técnica pode ser aplicada de forma lenta ou muito rápida, sempre considerando que o objetivo do recozimento subcrítico é aliviar as tensões dos processos de solidificação, soldagem e usinagem pesada.
O recozimento subcrítico ocorre com o aquecimento da peça de metal a uma temperatura de aproximadamente 700 °C. E, se a estrutura for de aço carbono eutetoide, por exemplo, a perlita presente na microestrutura original ficará no forno para o recozimento subcrítico de 15 a 25 horas aproximadamente. Esse tipo de produto é muito mole, sendo assim facilmente deformado e usinado.
Tal trabalho de recozimento deve ser realizado seguindo os requisitos da legislação ambiental do país, para que haja a destinação correta de todos os resíduos provenientes do processo.
MAXITRATE – MELHOR EMPRESA PARA REALIZAR O RECOZIMENTO SUBCRÍTICO
O recozimento subcrítico tem de ser feito por uma empresa que possua certificação ISO 9001:2008 e que disponha de fornos produzidos segundo a norma API 6A e o requisito CQI-9, com realização de manutenção periódica dos equipamentos, como os da Maxitrate, que é líder em prestação de serviços para tratamento térmico de metais em todo o território nacional. Possuindo duas unidades no estado de São Paulo, uma na cidade de Araraquara e outra no bairro do Ipiranga, na capital paulista, a Maxitrate possui mais de vinte anos de experiência no mercado e coloca, ainda, à disposição dos clientes o serviço de ferritização.
Para saber mais sobre Recozimento subcrítico
Ligue para (11) 2065-1666 ou clique aqui e entre em contato por email.